A desaprovação aos principais candidatos à Presidência da República continua alta, aponta o Barômetro Político Estadão-Ipsos, que avaliou 17 nomes de destaque no cenário nacional. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) é o que possui maior índice negativo, com 70%. Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT), com 65%.
“Com as eleições cada vez mais próximas, o mau humor do brasileiro em relação às principais lideranças do país continua alto. Em um cenário de desaprovação generalizada, a imagem dos presidenciáveis deve mudar pouco”, ressalta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs.
Entre os demais presidenciáveis, Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL) possuem o mesmo percentual de desaprovação: 61%. Henrique Meirelles (MDB) tem 60%, o ex-presidente Lula tem 51%, Álvaro Dias (Podemos) tem 48%, Guilherme Boulos (PSOL) tem 47% e João Amoêdo (Novo) tem 44%. Fernando Haddad (PT) tem 59% e Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 46%.
Quem lidera o ranking de desaprovação é o presidente Michel Temer (MDB), com 94% de avaliação negativa sobre sua atuação no país. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aparece em 2º lugar, com 74% de desaprovação.