A China vai estender por seis meses a investigação sobre a prática de dumping nas importações de frango do Brasil, informou nesta quinta-feira (17) o Ministério de Comércio da China. Segundo a Reuters, a investigação, lançada em agosto do ano passado, foi estendida até 18 de fevereiro devido à complexidade do caso, disse o ministério.
Pequim anunciou em junho a imposição de direito antidumping provisório sobre as importações de frango provenientes do Brasil, de 18,8% e 38,4% sobre o valor das importações, em uma medida que afetou os principais exportadores brasileiros JBS e BRF.
As medidas antidumping temporárias foram adotadas após reclamação da indústria doméstica de que o Brasil estaria vendendo seu produto abaixo do valor de mercado. A decisão representou mais um forte golpe à indústria brasileira. Em abril, a União Europeia tinha anunciado a proibição de 20 frigoríficos brasileiros de exportar frango para o bloco econômico. O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e a origem de mais de 50% das importações de carne de frango do país asiático.