quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.15

PLANSERV DESTACA IMPORTÂNCIA DO COMBATE AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Redação - 27/07/2018 18:19

Entre os dez tipos de câncer de maior ocorrência no Brasil, o tumor orofaríngeo, localizado atrás da boca e que inclui a base da língua, céu da boca, amídalas e paredes laterais, é um dos mais incidentes entre os jovens brasileiros de até 40 anos de idade.

Diante do alto índice da doença, o Planserv alerta seus beneficiários sobre os riscos desenvolve-la, já que está associada ao estilo de vida adotado pela pessoa. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar agravam os riscos de desenvolver a patologia.  Além disso, a infecção pelo HPV também contribui para o aparecimento de tumores na região da garganta, por exemplo.

 Os primeiros sinais do tumor orofaríngeo podem surgir por meio de feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, além do aparecimento de nódulos no pescoço. O paciente pode se queixar também de dificuldade ou dor para mastigar ou engolir.

Sintomas como rouquidão persistente, perda de peso, alteração da voz, aumento dos gânglios linfáticos ou nódulos no pescoço, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha, bem como lesões na cavidade oral ou nos lábios e dificuldade na fala, também podem estar associados a algum câncer de cabeça e pescoço.

Não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso e praticar o sexo seguro, usando sempre preservativo, são atitudes importantes para evitar o surgimento dos tumores. Ir regularmente ao dentista e caprichar na higiene bucal completam as medidas que ajudam a combater a doença.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.