sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

BRASIL PODE SE UNIR A CHINA E ÍNDIA PARA CRITICAR TRUMP

Redação - 25/07/2018 09:21 - Atualizado 25/07/2018

O avanço de medidas protecionistas que dificultam o comércio internacional deverá ser o tema dominante na reunião de cúpula dos países do grupo Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que começa nesta quinta-feira em Johanesburgo, África do Sul. Na ponta deste avanço está o governo americano. Ao criar taxas de importação para vários produtos – como aço, alumínio, e bens industriais – o governo do presidente Donald Trump contrariou até parceiros próximos aos EUA, como Canadá e México. Além disso, Trump tem apostado na estratégia de costurar apoios bilaterais em detrimento de acordos entre blocos, multilaterais.

Acredita-se que o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, serão os mais empenhados em colocar o tema na mesa e discutir uma resposta do bloco ao chamado isolacionismo americano. O ministro de Comércio e Indústria da África do Sul, Rob Davies, disse que nesta quinta-feira que já está em curso uma “guerra comercial”. “Mesmo quem não está diretamente envolvido está sofrendo os efeitos colaterais dessa guerra”, afirmou.

Segundo ele, uma das estratégias dos Brics para contrapor a queda do multilateralismo no comércio é ter uma posição conjunta em discussões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e tentar propor políticas mais inclusivas nas regras de comércio internacional.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.