Integração social é pautada na Casa Legislativa itabunense, nessa quarta-feira, 11, foi aprovada a criação de uma central de empregos para pessoas com deficiência. Potencializando a inclusão no mercado de trabalho, Milton Gramacho (PRTB) – autor do anteprojeto de lei – frisa que a iniciativa vai assegurar a independência do trabalhador com deficiência.
Sob a relatoria de Antônio Cavalcante (MDB), a central será um mecanismo para reerguer a autoestima de cidadãos de Itabuna, uma vez em que as condições de vida e trabalho determinam a saúde dos indivíduos. A lei de Cotas já assegura uma parcela de cargos para pessoas com deficiência, em sua proporcionalidade, porém a falta de fiscalização possibilita com que empresas não preencham o número máximo de vagas.
É nessa lacuna em que a central de empregos se estabelecerá, capitalizando vagas junto às empresas, assim como funciona o CIEE para os estudantes. Ainda denunciará ao Ministério Público as instituições que ocupam abaixo do número mínimo de cotas, empresas com 100 ou mais empregados são obrigadas a preencher 2% a 5% dos seus cargos. O anteprojeto segue para segunda votação na próxima quarta-feira, 18.