terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.55 Dólar 5.1058

MEMBROS DO IFBA E IF BAIANO DENUNCIAM SUPOSTA TENTATIVA DE FUSÃO

Redação - 10/07/2018 19:47

Diretores, professores e alunos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, IFBA e IF Baiano da cidade de Valença (a 121 km de Salvador) denunciaram uma suposta tentativa de unificação entre as unidades de ensino pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com eles, a proposta de fusão estaria sendo realizada de forma irregular e resultaria na extinção de uma das escolas.

Em março deste ano, foi apresentada uma simulação sobre um possível reordenamento dos campus, porém, a informação divulgada era a de que ainda não existiam perspectivas de implementação. No dia 19 de junho, membros da equipe técnica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), órgão pertencente ao MEC, tentaram realizar uma vistoria nas dependências das unidades, mas foram impedidos de entrar pelos estudantes dos institutos.

Em nota, o Ministério da Educação informou que existe de fato um estudo da SETEC sobre a capacidade dos campi do IFBA e do IF Baiano em Valença, mas que ele ainda se encontra em estágio inicial e que assim, não existiria uma decisão oficial tomada. O órgão declarou ainda, que mantém conversas com os reitores de ambas as instituições, e que qualquer alteração na estrutura só será realizada após debate entre as unidades de ensino e as suas respectivas comunidades.

Valença é a única cidade da Bahia a possuir os dois institutos. Atualmente, o IFBA de Valença conta com 7 cursos em sua grade, que atendem a cerca de 922 alunos, enquanto o IF Baiano disponibiliza 9 cursos distribuídos entre 900 estudantes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.