A competitividade da economia baiana ganha um novo adicional, capaz de atrair cargas ao Porto de Salvador, além de novos investimentos na matriz industrial do estado. O Porto de Salvador tornou-se, ao lado do Porto de Paranaguá (PR), um dos únicos no Brasil a contar com autorização para receber navios com 366 metros de comprimento.
Com os novos parâmetros operacionais, importadores e exportadores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Espirito Santo, Tocantins, Pernambuco e Sergipe passam a ter novas possibilidades para receber ou enviar mercadorias ao mercado internacional, através do porto da capital baiana. “Dessa forma, estima-se que novos negócios sejam desenvolvidos através do Porto de Salvador, o que vai favorecer significativamente a economia da Bahia e do Brasil”, disse o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale. Os navios de 366 metros de comprimento (LOA) têm 52 metros de largura (boca) e capacidade para transportar volumes acima de 14.000 mil TEUs.
“A partir de agora, o Porto de Salvador ganha mais competitividade pois passa a estar habilitado a receber uma nova classe de navios, maiores e com capacidade superior aos que escalam regularmente os portos brasileiros”, ressalta Rondon. “Salvador supera o patamar dos navios de 300 metros possibilitando ao mercado baiano não somente a manutenção de novas linhas marítimas como garante a ampliação das atuais”, completa Vale.
Em entrevista ao Correio, o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, destacou que a autorização vai ajudar atrair novas rotas de navegação e deixa Salvador preparada para receber embarcações que ainda nem estão navegando na costa brasileira. “Nos dá uma vantagem competitiva muito grande”, comemora. Com a infraestrutura, é questão de tempo a chegada dos navios.