sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

CAI A CONFIANÇA DOS DONOS DE PEQUENOS NEGÓCIOS NA ECONOMIA

Redação - 18/06/2018 10:16

O cenário de incertezas proporcionado pela proximidade das eleições e a greve dos caminhoneiros impactaram diretamente a confiança dos donos de micro e pequenas empresas na economia brasileira. Sondagem Conjuntural do Sebrae, realizada trimestralmente, revelou a queda do percentual de empresários que acreditavam em uma melhora da economia nos próximos 12 meses.

Em março, 49,2% apostavam em recuperação para o período futuro. Em junho, o índice de empreendedores otimistas com o rumo do país caiu para 31,4%, interrompendo uma sequência de crescimento observada ao longo da série, iniciada há um ano. A pesquisa foi feita entre 21 e 25 de maio de 2018 com 2.992 empresários. Apesar do pessimismo dos empresários com a economia, não há grande perspectiva de demissões. Cerca de 47% devem manter o quadro de funcionários nos próximos 12 meses, mas caiu o percentual dos que pretendem contratar, de 26%, em março de 2018, para 17,6%, neste mês de junho.

“O empresário à frente de um pequeno negócio é otimista por natureza, mas não fica alheio aos acontecimentos do país. E percebemos que a paralisação dos caminhoneiros afetou todas as esferas de negócios, mesmo que não diretamente, mas influenciou com incertezas em relação ao futuro. O fundamental é verificar que os empregos devem ser mantidos, reforçando o papel da micro e pequena empresa como a principal empregadora do país, mesmo em momentos de crise”, avalia a diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae, Heloisa Menezes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.