quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.57895 Dólar 5.93848

SETUR DIZ QUE PRODETUR BAHIA TERÁ OBRAS INICIADAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

Redação - 12/06/2018 07:00

Por João Paulo Almeida 

Um dos maiores projetos de desenvolvimento do turismo náutico da Bahia. O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) deve ter suas primeiras obras iniciadas no segundo semestre de 2018. Segundo informações da secretaria de turismo do estado (Setur) a contratação do Consórcio Urbe Planejamento Urbano/ R. Peotta/BMA vai servir para elaborar os projetos executivos, estudos de viabilidade e ambientais para implantação e/ou requalificação de 16 obras de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos. A vigência do contrato é de nove meses contados a partir da Ordem de Serviço, assinada em 30/05/2018. Estima-se que o primeiro lote de obras será licitado no segundo semestre de 2018.

Em entrevista ao portal Bahia Econômica o secretário de turismo do estado da Bahia José Alves explicou que o programa está sendo tratado com prioridade pelo estado e as negociações estão andando. “Nós estamos trabalhando nele. Os recursos giram em torno de US$ 84,7 milhões investidos em infraestrutura para o desenvolvimento do turismo náutico da Bahia de Todos os Santos. Nesse processo integra atividades de cultura, lazer, esportes, indústria e serviços. O projeto prevê a construção de um complexo náutico: bases náuticas, atracadouros, píeres e rampas. Além de pontos de apoio ao turismo náutico: banheiros, bares, restaurantes, loja de artesanato, agência de turismo. Nós estamos tendo reuniões com o pessoal dos bancos para viabilizar esses projetos”, explicou Alves em palestra realizada na FIEB.

Também em entrevista ao portal o presidente FeBHA – Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Silvio Pessoa, afirmou que o governo tem contratado essas consultorias para fazer análises a mais de dois anos e até hoje nenhum projeto saiu do papel. Segundo Silvio para essas consultorias estão sendo selecionadas pessoas de fora do estado que não conhecem a região. “Nós estamos mais uma vez na expectativa. O governo tem a muito tempo contratado essas consultorias e até o momento o projeto não saiu do papel. São pessoas de fora, que não conhecem a região e acabam apenas fazendo projetos. Desde do início do programa que nenhuma obra ação foi feita e isso é muito ruim para o turismo”, disse Silvio.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.