sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

OIT ANALISA HOJE SE BRASIL PRESERVA ACORDOS COLETIVOS COM TRABALHADOR

admin - 07/06/2018 08:36

O Comitê de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai analisar nesta quinta-feira (7), em Genebra (Suíça) se aceita as explicações do governo brasileiro de que a reforma trabalhista respeita os acordos e negociações coletivas, conforme determina a chamada Convenção 98. O Brasil foi incluído na relação de países suspeitos de violação dos direitos trabalhistas. O questionamento envolve especificamente um item relativo às negociações e aos acordos coletivos.

Os especialistas avaliam três possibilidades sobre o caso brasileiro – a primeira, que a reforma trabalhista, aprovada no final do ano passado, segue os princípios da Convenção 98. Segundo a Agência Brasil, as demais alternativas são solicitar mais esclarecimentos e o envio de uma comissão de especialistas ao Brasil para analisar de perto a reforma e seus impactos.

No último dia 29, a OIT incluiu o Brasil na lista dos 24 casos considerados como mais graves de suspeita de violações de direitos trabalhistas pela Comissão de Normas, por dúvidas envolvendo a reforma trabalhista, principalmente as negociações coletivas. O foco das críticas está na Convenção 98 da OIT.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.