quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

75% DOS BRASILEIROS NÃO TÊM FLEXIBILIDADE NO TRABALHO

Redação - 07/06/2018 09:11

Para 90% dos brasileiros, ter flexibilidade no trabalho ajuda a equilibrar a vida profissional e pessoal e para 86% deles, isso aumenta a produtividade, criatividade e satisfação. Foi o que revelou uma pesquisa da empresa de recursos humanos Randstad em todo o mundo. Ainda assim, as empresas do Brasil parecem ainda estar longe de uma flexibilidade. O levantamento mostrou que 75% dos trabalhadores no país ainda desempenham suas atividades no formato tradicional: em um escritório/sede e no horário comercial.

O estudo foi realizado em 33 países e apontou também que os mais desenvolvidos parecem mais avançados no que diz respeito à adoção de formatos flexíveis: na Suécia, apenas 51% dos entrevistados afirmaram trabalhar segundo o modo convencional, o menor percentual dentro deste cenário, enquanto a Índia registra o maior índice, com 85%.

Por outro lado, para quem torce pela mudança nos padrões de trabalho, a notícia é boa: 69% dos indianos acreditam que a maneira de trabalhar está mudando no país; no Brasil, esse percentual é de 45%. “O país está passando por um processo de reformulação das relações de trabalho. As empresas estão adotando gradativamente políticas de home office, horário flexível, trabalho remoto e outras opções que desconstroem o modelo tradicional da década de 80”, explica Jorge Vazquez, presidente da Randstad no Brasil. Outro aspecto que chama atenção é a vontade de 76% dos entrevistados brasileiros de trabalhar de casa ou de outros lugares que não o escritório.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.