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NETO CONFIRMA INTENÇÃO DE AMPLIAR O BRT E FÁBIO MOTTA DIZ QUE NÃO PRETENDE BOTAR TRILHOS NO MODAL

Redação - 15/05/2018 07:13

O Prefeito ACM Neto (DEM) anunciou ontem um projeto de ampliação do BRT em Salvador. O polêmico projeto terá outras seis linhas. O novo modal deve chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras, Orla e Centro da cidade, de acordo com o que está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador. Entre 2018 e 2025, vão ser implantadas as rotas Paripe-Corsário (via Avenida 29 de Março); Lobato – Paripe – Pituaçu – Corsário – Calçada – Lobato (circular via Avenida Gal Costa); Metrô Aeroporto – Praça da Sé (via Octávio Mangabeira); Corsário – Retiro (via Avenida Magalhães Neto e Avenida Luis Eduardo Magalhães); Águas Claras – Bairro da Paz (como reforço ao itinerário da 29 de Março); e Corsário – Pituaçu – Pirajá (reforço ao itinerário da Gal Costa).

Na primeira linha, entre a Lapa e a Rodoviária, a viagem deve durar 16 minutos, com capacidade para 340 mil usuários diariamente. No projeto estão previstas as construções de viadutos, elevados, uma ciclovia segregada, além de investimentos em macro e microdrenagem para solucionar problemas de alagamento nas avenidas Juracy Magalhães e ACM. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, confirmou, que o modelo do BRT (Bus Rapid Transit) de Salvador não pode comportar trilhos no futuro e não há como o modal ser adaptado para virar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou até mesmo monotrilho, posteriormente.

“Não tem como botar trilho, porque nós entendemos que ali não dá para botar trilho. O trilho não permite que se possa sair [do percurso] para buscar o passageiro. Aquele local da cidade [onde ficará o BRT], eu estou falando da Lapa e do Iguatemi, passam 340 mil pessoas por dia e são 68 linhas de ônibus. Aquele local da cidade é a maior origem e destino do transporte público da cidade de Salvador. Por isso que está esse transporte de massa [o BRT] ali”, justificou, em entrevista à Rádio Metrópole.

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