MULTA POR ATRASO NO IPVA É DE 70% DO VALOR DO IMPOSTO

MULTA POR ATRASO NO IPVA É DE 70% DO VALOR DO IMPOSTO

Não pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode gerar uma dor de cabeça bem maior do que ter que apertar o cinto e quitar o imposto. A multa aplicada para os inadimplentes é de 70% do valor devido. Essa penalidade é cobrada a partir do segundo ano da data da despesa. O diretor de arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Augusto Guenem, explica que o contribuinte também terá o nome negativado no Serasa e poderá ter o carro apreendido, por tabela.

“O não pagamento do IPVA não provoca a apreensão do veículo. Mas, sem pagar o imposto, [o proprietário] não poderá fazer o licenciamento. E sem o licenciamento, ele corre o risco de ter o carro apreendido pelos órgãos de trânsito. Por isso, é importante fazer o pagamento. Caso as dívidas estejam acumuladas, ainda é possível parcelar”, explica Guenem. O valor da dívida atrasada pode ser dividido em até 60 vezes, com parcelas mínimas de R$ 120. O economista e educador financeiro Edísio Freire recomenda que, se possível, os contribuintes façam o pagamento do imposto de uma vez, aproveitando a cota única.

“É preciso analisar a taxa de juros com cuidado porque, geralmente, o pagamento à vista é a melhor opção. Mas cada caso é um caso. Algumas taxas de juros são pequenas e se aproximam da Selic. Nesse caso, vale a pena parcelar a dívida”, afirma Freire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.