segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

CASA PRÓPRIA ESTÁ COM JURO MENOR E ANIMA COMPRADORES

Redação - 26/04/2018 08:00

O mercado imobiliário já está respondendo positivamente à redução nas taxas de juros e ao aumento do teto de financiamento da compra da casa própria anunciados pela Caixa no último dia 16/4. A garantia foi dada por corretores e empresários ouvidos pelo Correio. “Aquele consumidor que estava tímido, esperando uma boa oportunidade para comprar um imóvel agora retorna ao mercado motivado pelos valores mais atrativos”, disse um deles, o empresário e palestrante especializado no mercado imobiliário Carlos José Berzoti.

As novas taxas da instituição líder do mercado de crédito imobiliário do Brasil, contudo, não devem impedir o consumidor de pesquisar outras opções, já que há bancos com taxas similares, menos burocracia e mais celeridade na liberação do crédito. “A Caixa e o Banco do Brasil são muito protocolares, por isso, às vezes, o crédito acaba demorando a sair, nesse sentido as instituições privadas saem na frente”, afirma José Carlos Vasconcelos, vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA).

De qualquer forma, avisam os especialistas, a tendência é que os outros bancos – até para não perderem clientes nesta fase de retomada da economia – sigam o exemplo da Caixa e equiparem suas condições às do líder de mercado. Na semana passada, a Caixa fez a primeira redução na taxa de juros para aquisição de imóveis em 17 meses. Também elevou o limite para o financiamento de imóveis usados de 50% para 70% do valor da unidade usada. Na nova regra da Caixa, a taxa mínima para imóveis com valor total abaixo de R$ 800 mil caiu de 10,25% para 9% ao ano. Porém em imóveis com valor mais alto os bancos Bradesco (9,7%), Itaú (9,5%) e Santander (9,99%) são mais vantajosos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.