sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONSERVADOR MARITO ABDO É ELEITO PRESIDENTE DO PARAGUAI

Redação - 23/04/2018 07:35 - Atualizado 23/04/2018

A eleição presidencial do Paraguai não trouxe grandes surpresas: como indicaram resultados preliminares, o tradicional e conservador Partido Colorado se mantém no poder. Com os votos de 97% das mesas apurados, o candidato conservador Mario Abdo Benítez, mais conhecido como Marito, alcançou 46,5% contra 42,71% de seu principal adversário, Efraín Alegre, do Partido Liberal, ficando com uma vantagem mais estreita da que anteciparam pesquisas recentes e de boca de urna. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Com a vitória de Marito, o Paraguai terá um novo chefe de Estado do Partido Colorado — força política que, salvo durante o governo de Fernando Lugo (2008-2012), está à frente do Executivo desde redemocratização do país, em 1989. A hegemonia colorada vem de antes, já que o ex-ditador Alfredo Stroessner (1954-1989), amigo pessoal da família Abdo (o pai de Marito foi secretário privado do ex-presidente militar), também pertencia ao partido. “Estou feliz. Vamos entregar um país bem diferente do que recebemos, mas ainda falta muito para ser feito”, declarou o presidente Horácio Cartes após votar em seu sucessor e correligionário.

Com a provável vitória do candidato colorado, o país caminha para a consolidação de um modelo profundamente conservador em matéria política e de abertura e ortodoxia em termos econômicos. A chegada de Marito ao poder é vista com preocupação por setores de centro-esquerda, que temem um retrocesso no país. O candidato colorado propõe uma reforma da Constituição e chegou a falar até mesmo em reativar o serviço militar obrigatório.

“Temos de esperar para saber como ficará a composição do Congresso, que no Paraguai tem um peso muito grande. Cartes será uma figura importante e temos de ver que tipo de acordo ele fará com Marito. Por outro lado, Lugo também terá um papel chave no crescimento da centro-esquerda”, explicou o analista Gustavo Codas, que integrou o governo Lugo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.