sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

ABI DISCUTE CONVIVÊNCIA ENTRE ESQUERDA E DIREITA

Redação - 23/04/2018 09:15

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3 de maio próximo, será celebrado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) com a promoção da mesa redonda “Esquerda x Direita e a sua convergência”. O evento, aberto ao público, terá início às 9h30 no Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulpho Oliveira, sede da ABI, esquina da Praça da Sé). A mesa redonda será coordenada pelo presidente da ABI, jornalista Walter Pinheiro, e contará com a participação do empresário e membro da ALB (Academia de Letras da Bahia) Joaci Góes; do professor de Ciência Política, Paulo Fábio Dantas; do jornalista Ernesto Marques, titular da 1ª vice-presidência da ABI; do jornalista e doutor em Filosofia Francisco Viana; e do professor, engenheiro e escritor Fernando Alcoforado.

“O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, em 1993, em seguimento à Recomendação aprovada na 26ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 1991. Isso, por sua vez, foi uma resposta ao apelo dos jornalistas africanos que, em 1991, elaboraram a Declaração de Windhoek sobre o pluralismo e a independência da mídia”. Essa informação é encontrada no site da representação da Unesco no Brasil. Conforme o site da representação da Unesco, o “Dia [Mundial da Liberdade de Imprensa] é uma ocasião para informar os cidadãos sobre as violações à liberdade de imprensa – um lembrete de que, em muitos países do mundo, as publicações são censuradas, multadas, suspensas e encerradas, da mesma forma que jornalistas, redatores e editores são perseguidos, atacados, detidos e até assassinados”.

A propósito, o site informa que 37 jornalistas brasileiros foram mortos entre 2006 e 2017, dos quais 14 eram do Nordeste e número igual, do Sudeste. A Unesco recomenda que o 3 de Maio “é uma data para incentivar e desenvolver iniciativas em prol da liberdade de imprensa, assim como para avaliar a situação da liberdade de imprensa em todo o mundo. (…) É também um dia para se lembrar dos jornalistas que perderam a vida na busca de uma história”. “O dia 3 de maio também serve para lembrar aos governos sobre a necessidade de respeitar seus compromissos com a liberdade de expressão. Além disso, é um dia para a reflexão entre os profissionais da mídia sobre questões relativas à liberdade de imprensa e à ética profissional. De igual importância, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um dia de apoio a todos os tipos de mídia, que são alvos de restrição ou supressão da liberdade de imprensa”, conclui o site.(TB)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.