Por: Luiz Souza
Enquanto prossegue a contagem regressiva para as eleições de 2018, a bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (AL/Ba) empreende esforços e negociações com os pré-candidatos para que seja viável a composição de uma candidatura única oposicionista ao governo Rui Costa. Os diálogos avançam, mas o entendimento no sentido de se evitar uma dispersão de esforços e consagrar um nome de consenso ainda emperra.
Após conversa na semana passada com o pré-candidato José Ronaldo (DEM), a bancada de oposição na AL/Ba se reuniu hoje com João Gualberto (PSDB) para tratar do assunto. O líder da oposição na Assembleia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM), afirma que a tendência seria a unidade das oposições, acrescentando que ambos os pré-candidatos têm qualidades e são nomes viáveis à corrida eleitoral ao Palácio de Ondina.
“Estamos nos reunindo e conversando, mas ainda não temos nada concreto. A tendência, porém, é que haja candidatura única, sendo esta a possibilidade mais viável”, observa Ribeiro, acrescentando que a união poderia ser a melhor estratégia contra algo denunciado pela oposição como o uso da máquina pública para fins eleitoreiros, com a constante presença do governador Rui Costa em inaugurações e início de obras a apenas alguns meses da eleição.