sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

FABRICA DE FERTILIZANTES DA BAHIA PODERIA INTERESSAR A NORUEGUESA YARA

Redação - 09/04/2018 20:20 - Atualizado 09/04/2018

 

A Petrobras adiou o fechamento da fábrica da Fafen – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia, para tentar sua venda ainda em funcionamento. O adiamento por quatro meses foi decidido após congressistas dos dois Estados pressionarem a empresa em busca de uma solução alternativa. Reportagem do jornal Valor Econômico, desta segunda-feira, diz, todavia, que, faltam interessados na unidade da Bahia e de outros locais. A planta de Camaçari teria uma avaliação de mercado da ordem de US$ 500 milhões.

Entre os grandes players apenas a norueguesa Yara, que é líder no ranking brasileiro, com cerca de 25% de participação em vendas de fertilizantes, poderia ficar com pelo menos uma das quatro unidades, pois globalmente, a produção de nitrogenados é o maior negócio da multinacional.

A Yara já demonstrou interesse pelos ativos, mas alertou para a falta de competitividade das unidades de Laranjeiras (SE) e Camaçari (BA) e os problemas operacionais em Araucária (PR) são apenas parte dos empecilhos para que a Petrobras consiga fechar uma boa venda.

Em conjunto, Sergipe e Bahia têm capacidade instalada para 900 mil toneladas de amônia e 1,1 milhão de toneladas de ureia por ano, mas, ao que parece, a unidade da Petrobras localizada em Araucária, no Paraná é mais atrativa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.