quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

POPULAÇÃO DE SALVADOR CONTA COM UM MODERNO SISTEMA DE MONITORAMENTO DAS CHUVAS

admin - 19/03/2018 22:10

 

A população de Salvador conta com um moderno sistema de monitoramento e acompanhamento das condições climáticas, assim como o alerta das situações que podem causar riscos à população no período chuvoso. É o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), que funciona desde 2016 na sede da Codesal, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A instalação do Cemadec teve investimento municipal de cerca de R$ 4,5 milhões.

A estrutura integra a modernização da Defesa Civil, que passou a produzir previsões climáticas precisas e indispensáveis ao monitoramento das áreas com maior risco. Dentro do Cemadec funciona o Sistema de Alerta e Alarme, composto por oito sirenes distribuídas em seis localidades da capital baiana – Pedro Ferrão, Bom Juá, Mamede (duas sirenes), Baixa de Santa Rita, Vila Picasso (duas) e Calabetão. Aliado às sirenes, que emitem as alertas de risco, há 38 pluviômetros que permitem aferir os índices pluviométricos em tempo real.

“O Cemadec é muito importante para a cidade, porque permite fazer o acompanhamento da situação meteorológica da cidade, além de alertar as pessoas que vivem em áreas de risco. A equipe trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana para fazer esse moderno sistema funcionar”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.