sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FUTURO DO PRÉ-SAL É DISCUTIDO EM SALVADOR

Redação - 07/08/2018 07:00

A produção de petróleo no Brasil foi de 2,6 milhões de barris por dia em 2017, um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior. A maior parte do montante produzido veio do pré-sal. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para debater os desafios, oportunidades, caminhos, investimentos e avanços do setor petrolífero brasileiro, acontece em Salvador de 08 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Othon Palace, o III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (CONEPETRO) e o V Workshop de Engenharia de Petróleo (WEPETRO).

“O petróleo é um dos principais ativos da nossa economia e estamos vivendo um momento crucial no país de discussão de novas estratégias, realização de leilões pela ANP para abertura de novos poços, captação de investimentos e expansão de mercado”, destaca o professor Diniz Alves, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Unifacs, que é uma das instituições organizadoras do evento em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA)  e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Para Diniz, nesse cenário, o evento tem um papel muito importante porque serão discutidos diversos aspectos: sociais, econômicos e políticos. A programação inclui, entre outras atividades, palestras, minicursos, mesas-redondas, workshops e apresentação de trabalhos em formato oral e pôster. O evento vai reunir profissionais da indústria e da academia, estudantes e demais interessados em refletir sobre os rumos do setor no país.

Pré-sal: responsável pelo aumento na produção brasileira de petróleo no ano passado (1,3 milhão de barris por dia, cerca de 50% da produção nacional) e frequentemente associado ao futuro do país, o pré-sal ganha abordagens em diversas palestras do evento. “As reservas de pré-sal são estratégicas para o país e a sua extração vai ser extremamente importante para o futuro energético, a produção de químico e petroquímicos derivados básicos, sendo vital para movimentar a economia nacional daqui pra frente”. A programação completa do evento pode ser obtida\ em http://conepetro.com.br/programacao/

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.