O secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas anunciou nesta sexta-feira (21) que assinou contrato de cooperação com o Hospital Filantrópico São João de Deus, em Cachoeira, Recôncavo baiano para disponibilização de 10 leitos para pacientes positivados para Covid-19.
De acordo com Vilas, os leitos devem servir para desafogar o atendimento de pacientes com a doença, e, após a pandemia, os leitos deverão ser transformados numa UTI Geral.
“Hoje representei o governador, na cerimônia de assinatura do Contrato de Cooperação Técnica e Financeira para suplementar as metas de atendimentos especializados de saúde e integração entre a Rede de Atenção Básica de Saúde com o Hospital Filantrópico São João de Deus. Esse momento é importante no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Anunciei a contratualização de 10 leitos de UTI do Hospital, eles devem servir para desafogar o atendimento de pacientes com a doença, e, após a pandemia, os leitos deverão ser transformados numa UTI Geral”, escreveu.
A ação chega em mais um momento crítico da pandemia, onde a Bahia alcança 83% de ocupações de leitos e o governador Rui Costa destacou em post nas redes sociais que “poderemos não ter leitos de UTI suficientes nas próximas semanas”.