O plano da 2ª fase da retomada das atividades econômicas de Salvador foi divulgado hoje pelo prefeito ACM Neto. A expectativa é que na próxima segunda-feira (10) seja iniciada essa nova fase. Para isso, é preciso que a cidade fique por mais dois dias com taxa de ocupação de UTI para pacientes com covid-19 menor ou igual a 70%. O prefeito ressaltou que não vai autorizar o início da 2ª fase antes do domingo (9), quando será comemorado o Dia dos Pais. “Não vamos abrir na sexta, por causa da comemoração no domingo. Não é aconselhável que a gente permita a abertura, principalmente de bares e restaurantes, neste dia, já que a chance de ter um movimento muito grande e aglomeração é enorme”, explicou.
Segundo o prefeito, as praças de alimentação dos shoppings voltam a funcionar com 50% de capacidade, mesma regra válida para os bares e restaurantes que também estão na lista de retorno. Também serão liberadas atividades da fase 2 que estavam fechadas em shoppings – academias, salões de beleza e restaurantes que ficam nestes centros e permaneceram fechadas durante a 1ª fase. Essas atividades devem seguir o horário de funcionamento permitido aos shoppings.
Bares, restaurantes, pizzaris, sorveterias e similares poderão reabrir com funcionamento de segunda a domingo, das 12h às 23h. Lanchonetes devem funcionar de segunda a domingo, das 7h às 16h. O serviço presencial deve ser a la carte e buffet com funcionário servindo – sem self service e sem rodízio. Delivery e retirada podem funcionar sem restrições de horário. Devem manter distância de 2m entre as mesas e 1m entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo é de 6 pessoas por mesa. A obrigatoriedade do uso de máscaras fica suspensa somente no momento das refeições. O cardápio deve ser digital ou plastificado, com higienização após cada uso. Clientes e funcionários devem ter a temperatura medida. Eventos estão proibidos no momento, incluindo música ao vivo.
As academias, por sua vez, vão funcionar de segunda a sábado e os donos vão estabelecer os horários de funcionamento. Elas terão permissão para realizar atividades individuais e coletivas com marcação no solo. Será obrigatório agendamento prévio. A permanência máxima será de 1h por usuário e todos serão obrigados a usar máscara em todas as atividades. Piscina continua com uso proibido. As academias devem manter capacidade de uma pessoa a cada 6 m². O afastamento mínimo deve ser de mais de 2m entre alunos de crossfit e outras aulas coletivas. O protocolo determina ainda a higienização constante de aparelhos após uso, sem revezamento, número máximo de alunos por aula, medição de temperatura de funcionários e clientes, afastamento dos equipamentos para pelo menos 1,5m entre si. As academias de condomínios residenciais devem seguir este protocolo no que for cabível.
Os salões de beleza poderão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h. A operação deve ter atendimento individual, com agendamento de horário. Só serão permitidos acompanhantes para clientes que sejam crianças, idosos ou tenham alguma deficiência. Fica vedada a execução de serviços que necessitem a retirada da máscara durante o atendimento. Os salões devem funcionar com 30% da capacidade total. Devem medir a temperatura de funcionários e clientes. O intervalo entre o atendimento de um cliente e outro deve ser no mínimo de 15 minutos, para que o local seja higienizado. Após cada uso, todo equipamento deve passar por desinfecção.
Centros culturais, museus e galerias de arte devem funcionar das 10h às 16h de segunda a sábado e aos domingos sem restrições de horário. A venda de ingresso deve ser preferencialmente virtual, com horário agendado. Quando o acesso for gratuito, o agendamento do horário também deve ser on-line. Durante toda a visitação, deve ser mantido um circuito de mão única nos locais. A capacidade total a ser observada será de 30%.
Em relação a obras em imóveis habitados, poderão funcionar com quatro funcionários trabalhando a cada 100 m² da residência.
Veja também: ACM Neto alerta para possibilidade de voltar a fechar os estabelecimentos após a 2ª fase
Foto: Reprodução/ Redes Sociais