Salvador registrou um aumento de 100% dos casos de Covid-19 na semana passada, entre 27/06 e 03/07, em comparação com a semana anterior, segundo dados divulgado pelo Ministério da Fazenda. De acordo com o boletim Salvador registrou entre 27 de junho e 03 de julho, 9.017 casos, o dobro do verifica na semana anterior.
Se os números fossem corretos Salvador já deveria estar em lockdown, e baseados neles o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que assessora o governador Rui Costa, recomendou a paralisação total das atividades. (Veja aqui)
Mas, ao que tudo indica, o número não corresponde a realidade e foi resultado de um mudança de metodologia por parte da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, que decidiu não aguardar mais a validação dos municípios, que estava demorando demasiado, com casos acumulados por mais de 30 dias, e resolveu fazer esse lançamento num só dia, o dia 27/06, dando a impressão de que Salvador está com um crescimento exponencial de casos, o que não é verdade.
Na verdade, o que se verificou na entre 27/06 e 03/07 foi um incremento de casos em torno de 35% e uma queda no número de óbitos de 10%.
Fonte: Ministério da Saúde