sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ARMANDO AVENA – A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE SALVADOR VAI ESTIMULAR A CADEIA DE INVESTIMENTO NA BAHIA

Redação - 09/03/2020 14:00 - Atualizado 10/03/2020

O Porto de Salvador está prestes a entrar em uma nova fase e vai se consolidar como um elo fundamental na cadeia de investimentos da Bahia. Isso porque está previsto para o final de maio a conclusão das obras da ampliação do cais do terminal de contêineres, que vai transformar o Porto de Salvador num dos maiores portos de contêineres do Brasil.

O novo cais terá 423 metros, que somados ao cais existente, vai formar um berço de 800 metros, capaz de receber os grandes navios com mais de 370 metros que hoje fazem as grandes rotas de exportação no mundo.  O montante investido na montagem do novo berço foi da ordem de R$ 443 milhões, incluindo a compra de três novos super porteinêres que custaram cerca de US$$ 40 milhões.

O projeto colocará a Bahia nas rotas de exportação  do novo Canal do Panamá, permitindo que o Porto de Salvador receba  navios gigantescos, do tamanho de um prédio de 100 andares na horizontal, e a Baía de Todos os Santos tem condições especiais para receber esses gigantes, com um posicionamento melhor que o Porto de Santos em São Paulo que precisará realizar obras para viabilizar a evolução dos navios. E  Salvador não terá qualquer problemas com o aumento da operação portuária, pois é, talvez, o único porto urbano do mundo, onde os caminhões não precisarão circular pela cidade, pois terão acesso direto ao porto por uma via exclusiva, a Via Expressa que desemboca na própria Tecon Salvador.

Assim Salvador entra nas maiores rotas de exportação do planeta e mais que dobrando sua capacidade de movimentação de carga, abrindo grandes possibilidades de investimentos em vários setores. Se hoje, o Porto de Salvador já recebe todo tipo de carga –  frutas, soja, celulose, algodão, torres e equipamentos de energia eólica e muitos outros – com a ampliação vai estender seu raio de ação para abarcar cargas de uma região muito maior. E, além de incrementar o comércio exterior, a ampliação do cais vai incrementar também o comércio com outros estados, pois a  navegação de cabotagem – navegação entre portos de um mesmo país dentro das águas costeiras – cresce cada vez mais.

O Porto de Salvador passa assim a ser uma ferramenta de atração de novos investimentos e de ampliação da capacidade competitiva das empresas existentes na Bahia, E é um equipamento fundamental para cidade de Salvador que tem pouca atividade industrial e onde a especialização em serviços, como os portuários, é a base da estrutura econômica gerando emprego, renda e impostos. Ao redor do mundo, cidades portuárias formam um sistema repleto de interações e complementaridades gerando dinâmicas produtivas, tecnológicas, sociais e urbanas e assim será em Salvador.

Em resumo, a ampliação do cais do Terminal de Contêineres de Salvador é fundamental para a cidade e para o estado, não só pelo efeito positivo na dinamização da economia baiana e soteropolitana, com repercussões na geração de emprego, renda e impostos, mas também no que refere a inserção da Bahia  no comércio mundial e na atração de investimento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.