segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

COELBA DESATIVA ‘GATOS’ DE ENERGIA DO HOTEL ‘SOL EXPRESS’

Redação - 09/08/2019 09:26 - Atualizado 09/08/2019

Ação conjunta da Polícia Civil, através do Departamento de Perícia Técnica (DPT) e a Coelba, identificou e desativou ligações clandestinas de energia, conhecido como “gato”, em três unidades de da rede de hotéis “Sol Express” em Salvador, na tarde de ontem (8). O dono da rede, Silvio Pessoa, prometeu se pronunciar sobre o caso. “Vamos fazer um comunicado para a imprensa. Na realidade, não são os hotéis, foram dois. Queriam saber o consumo mais alto e mais baixo. Só esquecem que temos períodos de alta e baixa estação”, disse em entrevista a Rádio Metrópole.

A operação contou com 15 policiais e 25 técnicos da concessionária, em ação simultânea nos bairros de Patamares, Stella Maris, Armação e Corredor da Vitória. De acordo com a Coelba, o volume de energia recuperado pela concessionária seria suficiente para abastecer o município de Dias D’Avila durante um mês. O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. De janeiro até agora, 25 pessoas já foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Além de crime, o “gato” representa risco a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. A Coelba tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou no site da empresa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.