Por João Paulo Almeida
O trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) entre Caetité e Ilhéus deve ser licitado até o final deste ano. Segundo dados divulgados na coluna Farol Econômico do Jornal Correio a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou ao governo da Bahia informações adicionais a respeito da demanda, que, já foram encaminhadas. O estudo de viabilidade para o segundo trecho, entre Caetité e Água Boa, em Goias, também já foi encaminhado, entretanto, a expectativa é que esta etapa seja licitada mais adiante.
O avanço nas obras animou a Bahia Mineração (Bamin), em Caetité. Além dos chineses, a Bamin tem chamado a atenção de outros grandes players do setor. Uma das empresas interessadas era a própria Vale. Representantes da empresa, inclusive, estiveram em Caetite e percorreram todo o traçado da Fiol. No caso da gigante da mineração brasileira, as conversas esfriaram após a tragédia em Brumadinho (MG), dias após a visita. Questionada a respeito do assunto, a Bamin respondeu através de sua assessoria de comunicação que tem recebido demonstrações de interesses de empresas, de diversas partes do mundo, mas que não pode comentar eventuais negociações em andamento por conta de cláusulas de confidencialidade.
Em contato com o portal Bahia Econômica em Dezembro passado, o presidente da Federação das Indústria do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, ressaltou a importância desses projetos para o estado. “A ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul são obras muito importantes para a indústria na Bahia. Se elas forem construídas nós vamos ter a oportunidade de ampliar o crescimento do estado, São obras que vão reduzir alguns custos e aproximar algumas regiões do estado. São obras importantes também para a agricultura e outros segmentos da economia. Porém são obras que necessitam de uma intervenção federal. O governo precisa do governo federal para tirar do papel. Então precisamos observar o que vai acontecer com esses projetos”.