

A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta neste sábado (16/05) a segunda edição deste ano do “Psiconcerto”, projeto da OSBA que une música clássica e psicanálise. O evento acontece a partir das 17h na Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizada no bairro dos Barris. A entrada é franca, sujeita à lotação do espaço, com acesso permitido ao público a partir das 16h.
Nesta edição do ‘Psiconcerto’ será abordado o tema “O Medo”, com a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação das psicólogas e psicanalistas Malu Moraes e Anna Flynn, intercalando momentos de apresentação musical com comentários do tema sob a perspectiva da psicanálise.
Shostakovich e a trilha de “Psicose”
O programa traz duas composições diretamente ligadas ao tema do medo: a “Sinfonia de Câmara em Dó menor”, do compositor russo Dmitri Shostakovich (1906–1975), e “Psycho: A Short Suite”, do norte-americano Bernard Herrmann (1911–1975), escrita para a trilha sonora do filme “Psicose” (1960), obra-prima do suspense psicológico dirigida pelo britânico Alfred Hitchcock.
O maestro Carlos Prazeres observa que a trilha de Herrmann para o filme de Hitchcock “emprega dissonâncias e efeitos instrumentais agressivos nas cordas para gerar no espectador uma sensação de desconforto e apreensão”. Já sobre Shostakovich, o regente explica que a música do compositor russo é uma música de grande impacto emocional. “Ela reflete o medo da guerra, da ditadura, da fome e, de forma mais ampla, todos os temores que assombravam a sociedade da época”.
Abordagem psicanalítica
Uma das convidadas para trazer comentários da parte psicanalítica sobre o tema “O Medo”, a psicóloga e psicanalista Malu Moraes afirma que a conversa também será acessível ao público não familiarizado com o discurso psicanalítico. “Vamos refletir sobre a diferença entre o medo e a angústia, sobre a relação entre o medo e o tempo e sobre as interessantes aproximações entre o medo e o desejo. Com a música de Shostakovich, vamos pensar na relação do medo com o social, em como esse afeto pode ocupar um lugar central em uma sociedade. Já com a trilha de ‘Psicose’, vamos pensar em como a música pode criar uma atmosfera para o medo”, explica a psicanalista.
215 anos da Biblioteca Central do Estado
Esta edição do ‘Psiconcerto’ da OSBA integra a programação da semana comemorativa dos 215 anos da Biblioteca Central do Estado da Bahia, a mais antiga da América Latina e a primeira biblioteca pública do Brasil, fundada em 13 de maio de 1811. O Quadrilátero da Biblioteca Central, unidade gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), já recebeu diversas apresentações da Orquestra em projetos como o “OSBArris” e “Cecilianas”, ocupando este espaço histórico com a música de concerto.
SERVIÇO:
16/MAI (SÁBADO) – PSICONCERTO “O MEDO”
Horário: 17h
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)
Entrada: Gratuita (acesso do público a partir das 16h)
Regência: Carlos Prazeres
Convidadas: Malu Moraes e Anna Flynn (psicólogas e psicanalistas)
Programa:
Dmitri SHOSTAKOVICH – Sinfonia de Câmara em Dó menor, Op. 110a
Bernard HERRMANN – Psycho: A Short Suite
Fotos: Caio Lírio



