

O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, fez duras críticas à arbitragem após a derrota por 3 a 1 para o Athletico Paranaense neste domingo (26), na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O dirigente apontou erros em lances decisivos e direcionou cobranças à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. De início, Mota mencionou o presidente da comissão, Rodrigo Cintra, ao afirmar: “é um absurdo o que a arbitragem está fazendo com o Esporte Clube Vitória”. Em seguida, reforçou o tom das críticas:
“Quero começar este pronunciamento deixando claro que não é um recado, é uma direta para Rodrigo Cintra e para a comissão de arbitragem: respeitem o Vitória. Respeitem o Vitória”. O dirigente também relembrou a atuação da arbitragem na partida contra o Flamengo, em jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, citando um histórico recente de decisões contestadas. “O Brasil viu o que aconteceu contra o Flamengo. O Brasil todo viu.
E agora, novamente, se você parar para analisar os três lances capitais, com o Vitória bem na partida, fazendo um excelente jogo, temos um pênalti inconsistente. Um pênalti que o Brasil inteiro viu que não foi”, declarou. Fábio ainda detalhou outros lances questionados: “Depois, você tem um chute no Zé Vitor, que não era para cartão amarelo, era para expulsão direta. Por último, o zagueiro do Athletico tira Renê de campo, dá uma tesoura, e não é expulso. Então, é um absurdo. É um absurdo”, enfatizou.
Segundo o presidente, o clube se sente prejudicado de forma recorrente. “Os critérios que estão sendo utilizados para a escalação da arbitragem não nos satisfazem”, afirmou. Ele também destacou o desempenho da equipe mesmo com desfalques: “Trabalhamos muito, viemos com um time que tem quatro ou cinco desfalques. Fizemos tudo o que podíamos para fazer uma grande partida, e fizemos uma grande partida, mas fomos prejudicados. Prejudicados mais uma vez pela arbitragem”.
Por fim, o dirigente sugeriu uma análise mais ampla das atuações da arbitragem em jogos envolvendo o Vitória e outros clubes. “Não é só contra o Vitória, não. clubes e veja o que está acontecendo com a arbitragem. Está na hora de reformar a comissão de arbitragem, Em nota, o Vitória informou que irá formalizar nova representação contra a arbitragem, repetindo a medida adotada após o confronto com o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória