O encontro entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, em Helsinque, nesta segunda-feira (16), deve durar uma hora e meia e terá como testemunhas apenas seus intérpretes. As informações foram divulgadas pelo palácio presidencial finlandês, segundo o site Yle. O presidente russo só chegou a Helsinque nesta manhã, pois no domingo ainda celebrava a final da Copa do Mundo em seu país. Donald Trump, que chegou no domingo, já se encontrou com o presidente filandês, Sauli Niinistö, nesta manhã.
O início do encontro de Putin e Trump está previsto para as 13h15 (7h15 em Brasília), e irá acontecer no Salão Gótico do Palácio Presidencial. Em seguida, os dois serão acompanhados por um grupo em um almoço de trabalho no Salão de Espelhos. Enquanto Trump estiver com Putin, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, participa de uma reunião com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Também na segunda está agendado um encontro de Pompeo com o ministro de Relações Exteriores da Finlândia, Timo Soini.
Os dois presidentes irão participar de uma entrevista coletiva conjunta, prevista para as 16h50 (10h50 em Brasília), mas não devem divulgar um documento conjunto, como adiantou um porta-voz do Kremlin na sexta-feira.