segunda, 30 de março de 2026
Euro Dólar

IMÓVEIS EM SALVADOR SOBEM 1,65% EM FEVEREIRO E SUPERAM MÉDIA NACIONAL, APONTA IGMI-R

Victoria Isabel - 30/03/2026 19:00

O preço dos imóveis residenciais em Salvador registrou alta de 1,65% em fevereiro de 2026, segundo o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), divulgado pela Abecip em parceria com o FGV IBRE. O resultado representa uma aceleração em relação a janeiro, quando o avanço foi de 0,90%.

O desempenho da capital baiana ficou acima da média nacional, que foi de 0,93% no mês, mesmo com leve desaceleração frente a janeiro (1,27%). No acumulado de 12 meses, o IGMI-R registra alta de 19,70% em todo o país, mantendo o ciclo de valorização dos imóveis.

Salvador aparece entre as capitais que ganharam ritmo em fevereiro, ao lado de cidades como Goiânia e Fortaleza, indicando uma valorização mais disseminada no mercado imobiliário urbano.

Valorização segue firme

O avanço registrado na capital baiana reforça o cenário de aquecimento do setor, impulsionado por fatores como demanda consistente e oferta limitada de imóveis, especialmente em áreas valorizadas da cidade.

No cenário nacional, sete das dez capitais monitoradas apresentaram desempenho superior ao observado no mesmo período de 2025, o que indica uma expansão mais ampla e consistente dos preços.

Alta supera inflação e custo da construção

O crescimento dos preços dos imóveis continua descolado de outros indicadores econômicos. Em 12 meses, o IGMI-R (19,70%) superou com folga o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que avançou 6,10%, e a inflação oficial medida pelo IPCA, de 3,81%.

Isso mostra que a valorização imobiliária está mais ligada a fatores estruturais do mercado, como crédito, renda e disponibilidade de imóveis, do que aos custos de construção.

Aluguéis sobem menos

Enquanto os preços de compra seguem em alta, o mercado de locação apresenta comportamento mais moderado. O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) acumulou alta de 4,05% em 12 meses, refletindo maior sensibilidade à renda das famílias.

Perspectiva positiva

A expectativa da Abecip é de crescimento de cerca de 16% no crédito imobiliário em 2026, o que deve continuar sustentando a valorização dos imóveis.

Em Salvador, o cenário reforça a tendência de mercado aquecido, com potencial de novos aumentos ao longo do ano, mesmo diante de um ambiente econômico ainda desafiador.

foto: Betto Jr. / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.