

Após o primeiro fim de semana de visitação promovendo reflexão e encantamento, a exposição “Hoje é de vez em quando”, do artista mineiro Fábio Baroli, entra na sua segunda semana na A CAIXA Cultural Salvador, reunindo 35 pinturas e instalações que tensionam a percepção de tempo, com uma arte ancorada na memória, em saberes cotidianos da vida rural e em práticas artesanais, frente à lógica da aceleração e da homogeneização contemporânea. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, com entrada gratuita.
Com curadoria de Agnaldo Farias, Hoje é de vez em quando organiza seu percurso a partir de um tempo que não se impõe, mas se revela aos poucos. Ao longo da exposição, o tempo deixa de ser linear e passa a ser percebido como construção, atravessada por memórias, afetos e modos de vida que correm o risco de desaparecer se não forem observados com atenção. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Para o artista Fábio Baroli, a mensagem de cada obra se conclui na experiência do público. “É da natureza da arte provocar movimentações internas e transformações. Como artista, o que busco é provocar no outro inquietações semelhantes às que senti ao ser atravessado pela ideia de cada obra. No geral, meu trabalho procura instaurar um tipo de desconforto silencioso, individual e coletivo, um estado dicotômico entre o deleite e o descontentamento, que leve o fruidor a se fazer perguntas. Se houver afeto e estranhamento ao mesmo tempo, considero que o trabalho cumpriu seu papel”, comenta.
Exposição itinerante – A escolha de Salvador como ponto de partida dialoga com a força cultural e histórica da cidade, especialmente em relação à memória e à ancestralidade. Após a temporada na capital baiana, Hoje é de vez em quando segue para outras unidades da CAIXA Cultural, passando por Fortaleza e São Paulo, ampliando o alcance da mostra em diferentes contextos e realidades do país.
Sobre o artista – Nascido em Uberaba (MG), Fábio Baroli é um artista visual cuja obra é fortemente influenciada pela memória da infância no interior e pelas transformações sociais e urbanas do Cerrado. Formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu no Rio de Janeiro uma produção centrada na memória pessoal como forma de refletir sobre o presente e o futuro.
Sua obra articula pintura e instalação, com técnica refinada, paleta sóbria e referências a mestres como Manet e Velázquez, incorporando colagem e fragmentação para criticar os impactos do mundo contemporâneo. O artista volta-se para um Brasil cotidiano e pouco visível, marcado por modos de vida ameaçados, saberes populares e comunidades tradicionais.
SERVIÇO:
[Artes Visuais] Exposição “Hoje é de vez em quando”
CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Período de visitação: Até 10 de maio de 2026
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalsalvador
Acesso para pessoas com deficiência
Todas as imagens da exposição possuem recurso de audiodescrição
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Óleo sobre tela / Fábio Baroli



