

O Estádio de Pituaçu irá paralisar suas atividades oficiais a partir de abril deste ano para iniciar o processo de modernização visando a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. O mundial do ano que vem ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho, e a medida é exigência da FIFA, que solicitou uma renovação completa do campo de jogo, além dos sistemas de drenagem e irrigação.
Segundo Vicente Neto, diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e coordenador de esportes do Consórcio Nordeste, a paralisação terá início após o encerramento do Campeonato Baiano Feminino Sub-20, que acontece em março. O planejamento estabelece que o estádio seja entregue com o novo padrão técnico no final do ano. Segundo a previsão, o estádio esteja disponível para o Campeonato Baiano de 2027.
“Tem toda uma especificação de maquinário que está vindo para poder fazer o corte, medir a altura da grama. Será dado o tal padrão Fifa em relação a gramados. Então vamos seguindo um caderno de encargos assinado com eles para a gente conseguir sediar e ter Pituaçu como centro de treinamento de uma das Seleções.”
Ainda não há uma definição de qual seleção utilizará Pituaçu como base de treinamento. A escolha depende das próprias delegações através de uma plataforma virtual da Fifa, que analisa critérios como proximidade de transporte público e acessibilidade.
Com informações do Bahia Notícias*