quarta, 04 de março de 2026
Euro Dólar

DEPUTADO CRITICA PESQUISA SECULUS E DIZ: ”FOI O QUE MAIS ERROU”

João Paulo - 04/03/2026 14:47

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) elevou o tom nesta quarta-feira (4) ao comentar a pesquisa do Instituto Séculus Análise e Pesquisa, divulgada pelo Bahia Notícias, que aponta o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) com 48,3% das intenções de voto na corrida pelo Governo da Bahia em 2026, contra 31,2% do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O parlamentar questionou a credibilidade do instituto responsável pelo levantamento e afirmou que o histórico da empresa exige “prudência e espírito crítico” por parte da sociedade. “O instituto Séculus foi o que mais errou pesquisa no século 21. Nunca acertou uma pesquisa estadual, ao contrário, acumula erros expressivos e sucessivos”, recordou o deputado

Robinson também recordou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que, em julho de 2022, suspendeu liminarmente uma pesquisa do mesmo instituto que atribuía quase 57% das intenções de voto a ACM Neto, com larga vantagem sobre Jerônimo Rodrigues — desempenho que não se confirmou nas urnas.

Naquele ano, Jerônimo encerrou o primeiro turno com quase 50% dos votos válidos e consolidou a virada no segundo turno.

“A Bahia tem memória. Em 2022, esse mesmo instituto divulgou números que davam uma vantagem esmagadora a ACM Neto. A Justiça suspendeu a pesquisa, e o resultado das urnas mostrou um cenário completamente diferente. Não é a primeira vez que tentam criar um resultado antes do voto”, declarou.  “Não estamos discutindo preferência política, estamos discutindo credibilidade. E esse instituto já provou que isso ele não tem”, observou.

O deputado mencionou impugnações em eleições municipais, como em Casa Nova (2020), quando a Justiça apontou “defeitos insanáveis no registro” do levantamento, além de suspensões mais recentes em municípios como Uauá e Lafaiete Coutinho. Para ele, o debate não é sobre aceitar ou rejeitar números, mas sobre responsabilidade sobre o levantamento.

“Pesquisa é instrumento técnico, não ferramenta de indução psicológica do eleitor. Quando há um histórico de impugnações e divergências expressivas com o resultado das urnas, é dever do jornalismo e da sociedade contextualizar esses antecedentes”, afirmou.

Robinson defendeu ainda que o governador Jerônimo Rodrigues mantém base política consolidada, tem realizado entregas importantes em todo estado, como Escolas de Tempo Integral, Hospitais e Estradas, e governa alinhado ao presidente Lula, ao ministro da Casa Civil Rui Costa e ao senador Jaques Wagner, grupo que, segundo ele, tem “histórico de respaldo popular nas urnas” pelo trabalho que desenvolvem na Bahia.

“A eleição não se decide em manchete, se decide no voto. E quando as urnas são abertas, quem fala é o povo. Foi assim em 2022 e será assim novamente. O que vai prevalecer é a vontade popular, não projeções que já se mostraram frágeis no passado”, declarou o deputado, ao destacar o trabalho dos governos do PT na Bahia.

“A população reconhece o legado e o trabalho do PT, e não deseja retornar ao período em que o carlismo governava de Salvador, de forma centralizada, autoritária e sem compromisso com os municípios e o desenvolvimento do estado”, finalizou.

Foto divulgação / João Valadares

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.