quinta, 26 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

NEOJIBA ABRE TEMPORADA 2026 COM CONCERTOS GRATUITOS EM SALVADOR

Matheus Souza - 26/02/2026 16:10

O NEOJIBA inicia sua temporada de concertos de 2026 em março com uma série de apresentações gratuitas em Salvador, reunindo jovens músicos da Orquestra 2 de Julho e outros artistas. A programação começa no dia 1 de março, com a retomada do projeto “Todo Domingo no Parque” e segue com apresentações nos dias 6, 7, 27 e 28 de março, no Parque do Queimado, na Liberdade.

A abertura acontece no domingo, 1 de março, às 11h, com o recital “Panorama de Abertura” da série “Todo Domingo no Parque”, projeto que oferece concertos gratuitos todo domingo, aproximando o público da música de concerto. O repertório inclui a “Suíte nº 1 para violoncelo solo em Sol maior, BWV 1007”, de Bach, o III movimento (Andante) do “Trio em Sol menor, Op. 17”, de Clara Schumann, a “Fantasia nº 9 em Mi maior para flauta solo”, de Georg Philipp Telemann, e o Adágio da “Sonata nº 1 em Sol menor” para violino solo.

Nos dias 6 e 7 de março, os grupos de sopros e percussão e de cordas da Orquestra 2 de Julho sobem ao palco em concertos que apresentam, separadamente, os diferentes naipes da orquestra. As apresentações acontecem no dia 6, às 19h, e no dia 7, às 17h, com repertório que destaca a diversidade sonora dos conjuntos.

O programa do grupo de sopros e percussão inclui “Kirimurê: Rapsódia para banda sinfônica”, de Jamberê, “Libertadores”, de Navarro, e “Olympica: Abertura festiva para banda”, de Roost. Já o grupo de cordas interpreta a “Serenata para cordas em Dó maior, Op. 48”, de Tchaikovsky, e a “Sinfonia de Câmara em Dó menor, Op. 110a”, de Dmitri Shostakovich, em arranjo de Rudolf Barshai. As apresentações marcam o início das atividades artísticas da orquestra em 2026 e têm como proposta destacar os diferentes naipes do conjunto, ampliando as oportunidades de performance e fortalecendo o desenvolvimento musical de cada integrante.

A abertura oficial da Série Salvador Sinfônica da Orquestra NEOJIBA acontece nos dias 27 e 28 de março, também no Parque do Queimado, com concertos que reúnem os músicos em formação orquestral completa, celebrando o início de um novo ciclo artístico do NEOJIBA.

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.