quarta, 25 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

LULA VOLTA HOJE AO BRASIL PARA DEFINIR FUTURO DE HADDAD E VIAGEM AO ESTADOS UNIDOS

João Paulo - 25/02/2026 08:59 - Atualizado 25/02/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Brasília nesta quarta-feira (25), após viajar para Índia, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos , com ao menos três assuntos na mesa como prioridades para definição:

  • o papel do ministro da Fazenda, Fernando Haddad nas eleições e as negociações para alianças e palanques;
  • a ida aos Estados Unidos para se reunir com o presidente Donald Trump; e
  • as articulações no Congresso Nacional sobre o fim da jornada 6×1.

Haddad foi um dos onze ministros que acompanhou Lula na viagem à Ásia. O ministro tem resistido a ser candidato nas eleições deste ano e tem sido pressionado também por colegas do Executivo para aceitar disputar o governo de São Paulo. Haddad já externou publicamente que sua vontade é participar da coordenação da campanha de Lula à reeleição. No entanto, Lula vê no titular da Fazenda um nome forte para concorrer ao comando do Palácio dos Bandeirantes e disputar o cargo com o atual governador Tarcísio de Freitas.

Inicialmente, o ministro da Fazenda previa deixar a pasta em fevereiro. Recentemente, Haddad afirmou ter adiado a data para sua saída depois que, nas palavras de Haddad, o presidente “pediu algumas coisas na saideira”. Um dos pedidos feitos por Lula a Haddad foi que o ministro o acompanhe no encontro com Trump nos EUA, previsto para março. O titular da Fazenda também está envolvido nas discussões de um dos temas prioritários do governo neste ano eleitoral: o fim da jornada de trabalho 6×1.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.