

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados de 2024 do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS). Qualquer pessoa pode consultar o desempenho de hospitais privados que atendem planos de saúde pelo painel do programa.
Na Bahia, apenas três unidades de saúde particulares foram listadas: Hospital Santa Izabel, Hospital Português e Hospital Santo Amaro.
Mas isso aconteceu porque os demais hospitais não aderiram ao programa. A adesão precisa ser voluntária e os demais hospitais da Bahia não enviaram os indicadores completos ao longo do ano-base.
Ou seja: o monitoramento não é um ranking de todos os hospitais, mas sim dos que aderiram ao programa. Isso significa que um hospital pode ser excelente e não aparecer. Naturalmente seria bom que os demais hospitais baianos aderissem ao programa, o que não vem ocorrendo.
A plataforma da ANS indica os dados do ano-base de 2024 por hospital participante. E os indicadores analisados envolvem três categorias de avaliação: Efetividade, Eficiência e Segurança.