

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, foi o único integrante da bancada baiana a votar contra o regime de urgência do projeto que institui o Marco Regulatório do Transporte Público Urbano. Ao todo, 304 parlamentares votaram a favor da urgência na semana passada e 113 foram contrários.
A proposta em questão vem sendo associada à possibilidade de criação de cobrança por congestionamento nos municípios brasileiros.
Para Alden, a autorização para que estados e municípios instituam taxas relacionadas a congestionamento, circulação e outros aspectos da mobilidade urbana exige transparência, debate público qualificado e análise detalhada dos impactos econômicos e sociais.
“Não se pode acelerar um projeto que pode impactar diretamente o bolso do cidadão sem o devido debate. Meu voto foi contra a urgência porque entendo que a sociedade precisa participar dessa discussão”, afirmou.
O deputado disse ainda que continuará acompanhando a tramitação da proposta e defendendo que qualquer mudança que implique aumento de encargos ou novas cobranças para a população seja amplamente debatida e justificada.



