

O folião que circulou pelos principais circuitos do Carnaval de Salvador contou com uma opção gratuita para se manter hidratado nos dias de festa. A Embasa distribuiu mais de 85 mil litros de água potável nos pontos de hidratação instalados nos três circuitos oficiais: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).
A iniciativa integra, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa HidratAção, desenvolvido em parceria com o Governo da Bahia. No Carnaval deste ano, o programa recebeu investimento de cerca de R$ 2 milhões na capital, reforçando a estratégia preventiva voltada à saúde e ao bem-estar dos foliões.
Instaladas em cinco pontos estratégicos dos circuitos, as ilhas de hidratação foram montadas em estandes modulares cobertos, equipados com pontos de distribuição contínua de água potável, reservatórios devidamente acondicionados e equipe uniformizada para orientação ao público. A operação contou com 50 colaboradores atuando em regime de turnos, assegurando reposição permanente, controle de qualidade e organização do atendimento.
Além do fornecimento direto nas ilhas, foram disponibilizados cerca de 200 mil copos biodegradáveis de água ao público em geral e aos órgãos envolvidos nas ações do Estado, ampliando o alcance da iniciativa. “A ampliação da estrutura e o volume distribuído consolidam a política de hidratação como uma das principais frentes de atuação da Embasa no Carnaval de Salvador. A iniciativa contribui para a promoção da saúde, especialmente em um contexto de altas temperaturas e grande concentração de pessoas”, destaca o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.
Operação bem-sucedida | Além do sucesso dos pontos de hidratação, ao longo dos dias de festa foi registrada uma redução de 22% nas reclamações em relação ao mesmo período do ano passado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ocorrências operacionais também registraram queda de 59%, na comparação com o Carnaval anterior.
“Todas as ocorrências pontuais verificadas na capital foram solucionadas em tempo hábil, assegurando continuidade e segurança no atendimento e indicando um avanço consistente na estabilidade operacional dos nossos sistemas”, afirma Gildeone.
Ainda durante o Carnaval de Salvador, a Embasa destinou R$ 1,45 milhão em patrocínios na capital, apoiando iniciativas em diferentes territórios da cidade. Os recursos contemplaram blocos tradicionais, eventos comunitários e programações culturais, fortalecendo a diversidade das manifestações, ampliando o acesso à festa e contribuindo para a organização das festividades e para o aquecimento da economia local.
fotos: Tom Rodrigues – Gov/BA



