

Equipes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vinculadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estão com ações nas ruas durante o Carnaval de Salvador. Na manhã desta segunda-feira (16), por exemplo, foi realizada uma ação de conscientização e sensibilização de pais na passagem do bloco Happy no Circuito Osmar (Centro).
Até o domingo (15), segundo a pasta, foram realizadas mais de 3 mil abordagens, com quase 100 cadastros realizados, além de 25 encaminhamentos. Os servidores identificaram oito casos de trabalho infantil, outros seis de trabalho indecente e 78 situações de vulnerabilidade social.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destaca a importância do trabalho de abordagem social e sensibilização, com equipes especializadas, formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Além disso, o secretário ressalta a parceria com o programa Salvador Acolhe, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que acolhe os filhos de ambulantes durante o Carnaval.
“Reforçamos o nosso trabalho de sensibilização e orientação às famílias, encaminhando-as para o Salvador Acolhe. A gente conseguiu acolher um número muito maior de crianças e adolescentes, a cada ano isso vem crescendo. A população já conhece o serviço, tem confiança nas pessoas que trabalham, e temos conseguido fazer um atendimento digno”, afirma.
De acordo com a coordenadora de Articulações no Carnaval, Sueyde Bastos, a proposta é sensibilizar os pais sobre violações de direitos e dos deveres não só do Poder Público, mas também dos responsáveis, para proteger as crianças.
“O Salvador Acolhe atende as famílias que optam por deixar os filhos nos abrigos. O nosso trabalho é de sensibilizar as famílias para que, de fato, levem seus filhos para casa ou para o Salvador Acolhe. E nós vemos que as famílias têm aderido ao nosso trabalho”, pontua Sueyde.
Padrinho e parceiro da campanha, Tio Paulinho também enfatizou a importância da ação no bloco Happy. “Estamos aqui para mostrar a importância do Carnaval ir além da curtição. Nós educamos, trazemos mensagens importantes; e nada melhor do que começar com essa mensagem. Trabalho infantil não devia existir, criança é para se divertir, brincar e estudar”, disse.
A secretária administrativa Rebeca Chaves, de 43 anos, que aproveitava a passagem de Tio Paulinho com a sobrinha e a irmã, aprovou a campanha da Sempre. “Achei muito legal, é importante combater o trabalho infantil, mostrando que lugar de criança é curtindo. Criança tem que brincar e estudar para ter um futuro melhor”, afirmou.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026 A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br e no @salvadormeucarnaval no Instagram.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS



