

O Ministério Público realizou nesta sexta-feira (12) primeiro dia do plantão de carnaval, vistoria em quatro camarotes privados do circuito Barra-Ondina para avaliar as condições estruturais dos pontos de apoio às cooperativas e associações de catadores. Durante as visitas, a equipe do MPBA verificou a estrutura física e áreas para armazenamento dos materiais recolhidos, a disponibilização de pontos de água para higienização, fornecimento de energia elétrica, bem como a existência de sanitários e mobiliários – como armários e ventiladores – para o ambiente de trabalho dos catadores.
Nas inspeções, realizadas em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os analistas técnicos da Central de Apoio Técnico do MPBA (Ceat) constataram inadequações nas condições de segurança contra incêndio e pânico e ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em alguns camarotes.
No momento da vistoria, a equipe do MPBA registrou ainda condições térmicas inadequadas, ausência de extintores na área específica destinada às cooperativas, assim como falta de mobiliários para apoio às atividades dos trabalhadores. Além disso, vias de fluxo das atividades com bloqueio parcial; instalações elétricas incompletas; área de triagem e armazenamento com dimensões reduzidas e não exclusiva para a atividades dos catadores. Os responsáveis pelos camarotes foram orientados a providenciarem todos ajustes apontados pela equipe do MPBA, que retornará ao local para verificar se os problemas foram sanados.