

Os shoppings centers de médio e grande porte da Bahia passarão a ser obrigados a oferecer vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos. A determinação está prevista na Lei nº 15.120, promulgada no final de janeiro pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e valerá para todo o estado após o prazo de até um ano a partir da publicação da norma.
A exigência se aplica a shoppings centers tradicionais de porte médio, definidos como empreendimentos com diversas unidades comerciais, administração única e centralizada e Área Bruta Locável (ABL) superior a 20 mil m². Também estão incluídos os shoppings especializados, como outlets, desde que possuam ABL acima de 10 mil m².
De acordo com a nova legislação, os estabelecimentos deverão reservar entre 5% e 10% das vagas de estacionamento para veículos elétricos e híbridos, com a instalação de pontos de recarga. Os padrões técnicos para a implementação da infraestrutura ainda serão definidos por meio de regulamento do Poder Executivo.
Na justificativa do projeto, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD) destacou que a escassez de pontos de recarga é um dos principais obstáculos para a expansão do uso de veículos eletrificados na Bahia. Segundo o parlamentar, a medida busca estimular a mobilidade sustentável e acompanhar o crescimento do setor no estado.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) reforçam esse avanço. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram vendidos quase 87 mil veículos eletrificados na Bahia, número que representa um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com a nova lei, a expectativa é que a ampliação da infraestrutura de recarga contribua para acelerar ainda mais a adoção de veículos elétricos e híbridos, além de alinhar os grandes centros comerciais baianos às tendências de sustentabilidade e inovação no transporte.
Foto: Peu Accioly



