terça, 10 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

PRESSÃO VENDEDORA DERRUBA CRIPTOMOEDAS EM 2026; ENTENDA A QUEDA E O QUE ESPERAR

João Paulo - 10/02/2026 08:40 - Atualizado 10/02/2026

O mercado de criptomoedas atravessa um momento de forte estresse em 2026, após uma sequência de quedas intensas que culminaram em um sell-off clássico nas últimas semanas. Bitcoin, Ethereum e outros ativos digitais sofreram movimentos abruptos de baixa, seguidos por tentativas de recuperação. Esse movimento ocorreu em um ambiente marcado por redução da liquidez global, mudanças regulatórias e elevado nível de alavancagem. Ainda assim, embora o movimento tenha reacendido temores sobre uma possível mudança estrutural de tendência, a avaliação é de que o cenário reflete mais um ajuste profundo dentro do ciclo do que uma ruptura definitiva da tese das principais criptomoedas.

Nesse contexto, Alexandre Stormer, trader com ampla experiência de mercado e sócio-fundador do escritório Liberta, credenciado à XP, concedou entrevista ao InfoMoney para explicar que o movimento recente é resultado de um processo que vem se desenhando desde o segundo semestre do ano passado e que ganhou força justamente quando fatores macroeconômicos e regulatórios passaram a atuar de forma simultânea.

Segundo Stormer, a dinâmica atual do mercado cripto não começou com o sell-off mais recente. Desde setembro do ano passado, o setor já vinha sob pressão de venda contínua, especialmente por parte de investidores institucionais. Como consequência, esse fluxo mais sistemático formou uma sequência de topos e fundos descendentes, e com isso, preparou o terreno para o movimento mais agudo observado em fevereiro.

O episódio mais emblemático ocorreu quando o Bitcoin registrou uma queda de cerca de 14% em um único dia, caracterizando um sell-off típico. Stormer define esse tipo de movimento como “o grito desesperador dos vendidos”, quando stops são acionados, posições alavancadas são liquidadas e o mercado entra em pânico. Historicamente, esse tipo de dinâmica costuma marcar momentos extremos do ciclo, nos quais a pressão vendedora atinge seu ápice.

Apesar disso, o trader ressalta que, para investidores que seguem acreditando nos fundamentos do mercado cripto, esse tipo de movimento pode começar a abrir espaço para oportunidades, especialmente em ativos com maior lastro e projetos mais consolidados, como Bitcoin, Ethereum, Solana, entre outros.

(Infomoney)

 

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.