

O Sinduscon Bahia deu início, no dia 5 de fevereiro, à temporada 2026 da Trilha Mente, Marca e Mercado, iniciativa estratégica voltada à disseminação de conhecimento qualificado e ao fortalecimento do ecossistema de inovação, com foco em startups e empresas do setor da construção civil e áreas correlatas.
A abertura da programação contou com o Módulo 1, que abordou o tema “Ativos de Propriedade Intelectual e valorização das startups” destacando a importância da proteção de patentes, marcas, desenhos industriais e softwares como instrumentos estratégicos para a segurança jurídica e a valorização de negócios inovadores.
O encontro teve a participação de Barbara Carole, Head de Inovação do Hub Salvador, reforçando a articulação entre ambientes de inovação. A apresentação do conteúdo foi conduzida por Viviane Gomes Almeida, chefe do Serviço de Difusão Regional do
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na Bahia, que apresentou uma visão institucional sobre propriedade intelectual, as atribuições do INPI e o papel dos ativos intangíveis no desenvolvimento empresarial.
A Trilha Mente, Marca e Mercado reafirma o compromisso do Sinduscon-BA com a promoção de sustentabilidade dos negócios. A programação segue com o Módulo 2, previsto para 26 de fevereiro, com aprofundamento em temas relacionados ao registro de software e às patentes de invenções implementadas por registros de computador, dando continuidade à uma jornada de aprendizado, alinhada às demandas do mercado.