

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta sexta-feira (6) a PEC da Segurança Pública e pressionou o Congresso Nacional pela aprovação da proposta. Durante agenda em Salvador (BA), ele afirmou que o tema é um dos principais desafios do país e reforçou a necessidade de maior atuação da União na área.
“Nós sabemos que a segurança pública é um problema no país. Eu tô com a PEC da Segurança Pública para definir qual é o papel da União na segurança pública, porque pela Constituição a segurança pública é da responsabilidade do estado. A união cuida da PF e da PRF”, disse.
Lula afirmou ainda que, caso a PEC seja aprovada, pretende criar o Ministério da Segurança Pública, mas destacou a necessidade de recursos. Segundo ele, “mas vai ter que ter dinheiro para resolver esse negócio”.
O presidente também cobrou diretamente o apoio de parlamentares para o avanço da proposta. “Por isso, meus companheiros deputados, meu querido companheiro Brito, vocês têm a responsabilidade de aprovar”, declarou.
A segurança pública tem sido tratada como prioridade pelo governo e pelo Legislativo em 2026. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a pauta será central neste ano, após o adiamento da análise da PEC e do projeto de lei antifacção no fim de 2025.
foto: Ricardo Stuckert | PR