sexta, 06 de fevereiro de 2026
Euro Dólar

LULA ADMITE PELA 1ª VEZ QUE PODE TIRAR ALCKMIN DA CHAPA

Bruna Carvalho - 06/02/2026 10:23 - Atualizado 06/02/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de não manter o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na chapa à reeleição. A declaração foi feita na quarta-feira (5), em entrevista ao Portal UOL, em meio às articulações do PT para ampliar alianças — incluindo uma aproximação com o MDB.

Durante a entrevista, Lula afirmou que Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e a ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) podem ter papel estratégico na disputa pelo governo de São Paulo, estado considerado central no tabuleiro eleitoral.

” Nós temos muito voto em São Paulo e temos condições de ganhar as eleições em São Paulo. Eu ainda não conversei com o Haddad, ainda não conversei com o Alckmin, mas eles sabem que têm um papel para cumprir em São Paulo. Eles sabem. A Simone (Tebet) também tem um papel para cumprir, também não conversei com ela “, disse Lula.

A fala sinaliza que o presidente avalia diferentes cenários para 2026 sem descartar mudanças na composição da chapa, estratégia vista por aliados como forma de ampliar o leque de negociações e dificultar a movimentação de adversários.

Segundo informações do jornal O Globo, Lula tem defendido internamente que é momento de colocar “todas as cartas na mesa”, sem eliminar possibilidades. Um auxiliar do Planalto relatou que o presidente vê com bons olhos uma eventual candidatura de Alckmin ao governo paulista.

A definição, no entanto, deve ocorrer apenas no meio do ano. Para disputar governo estadual, Senado ou permanecer como vice, Alckmin precisará deixar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços até o início de abril, conforme a legislação eleitoral.

Nos bastidores do PT, lideranças avaliam que Lula só retiraria Alckmin da vice se a mudança viabilizasse a entrada do MDB na aliança nacional — movimento considerado politicamente complexo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.