

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), começou nesta quarta-feira (4) a entrega dos kits de trabalho e cartões de transporte gratuito para os ambulantes credenciados para o Circuito Dodô (Barra-Ondina) no Carnaval. A distribuição segue até sexta (6), das 8h às 17h, na Rua Afonso Celso, nº 329, na Barra.
Para fazer a retirada dos itens, os vendedores devem apresentar os vouchers recebidos durante a capacitação obrigatória realizada em janeiro. O procedimento é simples: ao apresentar o voucher com QR Code e um documento de identidade, o ambulante recebe o material.
Para os ambulantes que trabalharão no Circuito Osmar (Centro), a distribuição será realizada no domingo (8) e na segunda-feira (9), na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela.
O kit é composto por isopor, cadeado e sombreiro, além de itens pessoais e de proteção, como camisa com proteção UV, protetor solar e capa de chuva. Já o cartão de gratuidade no transporte público oferece passagens para 11 dias, tanto para o ambulante quanto para um acompanhante.
O diretor-geral da Semop, Alysson Carvalho, afirma que a entrega do material consolida um processo de valorização dos ambulantes, que incluiu cadastramento virtual, divulgação das listas oficiais e curso de capacitação. “O kit deste ano inclui itens essenciais para a dignidade, conforto e segurança, como capa de chuva, camisa UV, protetor solar, itens de higiene e um armário com cadeado para guardar pertences”, explica.
Ele também ressalta os novos benefícios concedidos pela gestão municipal aos trabalhadores, como o cartão de transporte e os restaurantes populares próximos aos circuitos. “Além do transporte gratuito, serão disponibilizadas refeições em restaurantes populares, centrais de acolhimento para banho, recarga de celular e maquinetas, hidratação e descanso antes do trabalho”, aponta.
Rita de Cássia Melo, 50 anos, trabalha há mais de 30 anos como ambulante durante o Carnaval no Morro do Gato. Ao receber o kit, comemorou a inclusão do cadeado, que permite travar o isopor durante a ausência no ponto de venda. “Essa novidade foi maravilhosa. Agora, a gente pode bater o cadeado e ir para casa dormir mais tranquila”, destacou.
Já Daniele Santana, 28 anos, atua em festas populares há cinco anos e é mãe de dois filhos, de 9 e 3 anos. Animada, ela espera dobrar o lucro em relação ao Carnaval passado. “Sempre faço um bom dinheirinho. Estou bastante otimista”, disse. Ao receber o cartão de transporte gratuito, comemorou: “Este ano está ainda melhor. Tem transporte para a gente e para o parceiro de trabalho. Está bom demais”.
Capacitação e regras – Para ter direito ao kit, os ambulantes participaram de um curso que abordou temas como legislação, licenciamento, técnicas de vendas, segurança e higiene.
A capacitação também reforçou proibições, como a venda de produtos de marcas não autorizadas, o uso de carros de mão e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
O descumprimento das regras pode resultar na cassação imediata da licença do ambulante, além de outras sanções legais.
Foto: Otávio Santos / Secom PMS


