sábado, 31 de janeiro de 2026
Euro Dólar

HOMENAGEANDO AS MÃES DO SAMBA, BLOCO FOGUEIRÃO SAMBA DE RODA PROMETE AGITAR CAMPO GRANDE NO PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL

João Paulo - 31/01/2026 08:42

No ano em que o Carnaval de Salvador faz uma homenagem ao Samba, o bloco carnavalesco Fogueirão Samba de Roda promete arrastar uma multidão no Campo Grande no primeiro dia do Carnaval de Salvador deste ano. Com o tema Mães do Samba Guardiãs da Cultura Ancestral, o bloco fará uma homenagem as matriarcas do gênero musical destacando a importância das mulheres para a valorização do Samba.

“O tema foi baseado principalmente na minha própria história. Quando a gente começou o Samba Fogueirão eu tinha 13 anos de idade e minha mãe sempre foi presente em tudo comigo, o tempo inteiro. A dona Wanda. Eu só fui registrado por ela e não tive pai. Então, tudo da minha vida foi minha mãe o tempo todo. Ela era madrinha do Samba Fogueirão, e se posicionou logo no início do Samba. O Samba só ia para lugares que ela podia ir”, afirma o cantor, compositor e fundador do bloco, Jorge Fogueirão.

Mas além da mãe do músico, o bloco vai reverenciar outras matriarcas que colaboraram para o fortalecimento do Samba Junino.

“Eu também tenho outro relato de outras mães. Tem a mãe Beth do Engenho Velho da Federação que é mãe de um amigo. Em uma ocasião, fomos impedidos de tocar no Carnaval e conseguimos graças à intervenção de mãe Beth. Temos ainda o relato de outra senhora que os ensaios do Samba eram na porta dela no Engenho Velho de Brotas, também chamada Dona Bete e aí por algum momento o marido dela não era muito a favor que tivesse o samba e, mais uma vez nós contamos com a intervenção de uma mãe”, acrescentou.

Para animar os foliões, o bloco irá contar com as apresentações musicais de Jorge Fogueirão, Caboquinho e Juninho Orisun, Dan Mocidade, Nei D’Resenha e Alan Dudu, na quinta-feira de carnaval, dia 12 de fevereiro no tradicional circuito Osmar (Campo Grande) às 21 horas. Os foliões que quiserem acompanhar o bloco, podem adquirir a fantasia no quiosque Samba Vivo localizado no piso L4 do Shopping Piedade, no salão Irmãs de Valdir no Shopping Vasco da Gama ou através dos telefones 71987467266 e 7191836229.

Sobre Jorge Fogueirão

(Jorge Oliveira dos Santos), músico, sambista, nascido no bairro da Vasco da Gama ano de 1974, desde cedo envolvido com o meio cultural e hoje atua como, compositor, cantor, carnavalesco e produtor cultural e musical. No início de sua adolescência, entre os 12 e 13 anos, despertou o interesse pela música em especial pelo samba junino e samba de roda.

Embalado pelo surgimento do Samba Junino nos anos 70 e 80, que se firmaram em bairros como o Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina, se afirmou no nesse movimento como cantor, compositor e percussionista. Em 1987, funda com um grupo de amigos o Samba Fogueirão, inicialmente voltado para os festejos juninos com a vertente do Samba Junino, tendo realizado até a atual data participação em eventos festivais juninos e Arraia do Fogueirão, sempre no período das festas juninas.

 

Sobre o Samba Fogueirão

O Fogueirão surge no ano de 1987, impulsionado pelo movimento do Samba Junino que ocorria nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho de Federação, Liberdade, Nordeste de Amaralina no final dos anos 60, ganhando notoriedade nos anos 70 e 80, dando identidade musical a grupos de percussão e músicos que participavam das chamadas festas de Largo de Salvador que estavam aliadas as festas de calendários religiosos. Muitos dos atuais dirigentes e fundadores dos Blocos Afro e Samba, tiveram relações diretas com o Samba Junino, antes do surgimento do 1ª bloco Afro, atuando tocando os mais variados instrumentos de percussão disponíveis no período e até mesmo fundadores.

Desde seu surgimento a jornada do Fogueirão o levou a ser um representante local e comunitário, e passa a realizar eventos calendarizados da cultura afro baiana, passando a ter personalidade jurídica em 2008, para garantia do legado da ancestralidade africana, por meio do Samba Junino. No carnaval está posicionado como bloco desde o ano de 2008 com atração “Banda Fogueirão”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.