quinta, 29 de janeiro de 2026
Euro Dólar

EM REUNIÃO COM UPB, RUI E JÚLIO DISCUTEM PROPOSTAS PARA AVANÇO DAS CIDADES BAIANAS: “ESCUTA ATIVA E COLABORATIVA”

João Paulo - 29/01/2026 13:00

Mais de 140 prefeitos baianos, convocados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), e com a presença do presidente da entidade, Wilson Cardoso, se reuniram com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, chefiada pela ministra Gleisi Hoffmann, Júlio Pinheiro, em Brasília, nesta quarta-feira (28), para debater demandas dos municípios do estado.

Os assuntos discutidos foram, dentre outros, a redução permanente da alíquota do INSS, os impactos da Reforma Tributária, a implantação do Canal do Sertão Baiano e a diminuição do preço do cacau, que tem gerado preocupação aos produtores e gestores municipais, além das melhorias que o PAC terá sobre a economia e os benefícios para a população das cidades baianas.

Júlio Pinheiro destacou que o encontro teve como objetivo buscar soluções concretas para demandas que têm impacto na economia e sustentabilidade financeira dos municípios, por meio de uma “escuta ativa e colaborativa”. “Diálogo, trabalho e compromisso com os municípios da Bahia, ao lado do ministro Rui Costa e do presidente da UPB Bahia, Wilson Cardoso, em que nos comprometemos em nos empenhar para atender as demandas da UPB e garantir mais investimentos e ações para os municípios da Bahia. Seguimos trabalhando com diálogo e articulação. Junto com o governo do Brasil e o governo da Bahia”, destacou o secretário Especial da Presidência da República.

No encontro com os prefeitos e prefeitas do estado, foi realçada a importância do diálogo com os gestores municipais para criar formas capazes de solucionar as demandas das realidades regionais. Sobre a redução da alíquota, os representantes do Governo Federal vão remeter a proposta da União dos Municípios Baianos ao Ministério da Fazenda.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.