quinta, 29 de janeiro de 2026
Euro Dólar

FECOMÉRCIO-BA REALIZA EVENTO PARA TRAZER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

João Paulo - 29/01/2026 13:00 - Atualizado 29/01/2026

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (29) um encontro na sede da Fecomércio-BA para debater a nova reforma tributária, que entrou em vigor em 2026 e terá fase de transição até 2033. O evento contou com dois especialistas no tema, que compartilharam seus conhecimentos para ajudar empresários a compreender melhor as mudanças e reduzir os impactos na prestação de contas e no pagamento de impostos.

Um dos participantes foi Fábio Bentes, gerente de Análise Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em entrevista ao portal Bahia Econômica, ele destacou a importância do planejamento para que a reforma não se torne um peso para quem gera empregos.

“Nós estamos iniciando uma fase de transição muito aguardada. A reforma tributária era necessária, uma modernização em um segmento que estava defasado. O empresário precisa se planejar para se enquadrar nas novas diretrizes que a reforma trará. A recomendação da CNC é buscar conhecimento, entender como a reforma impactará seu setor e se adaptar gradualmente para evitar, em 2033, ser prejudicado pelo mercado. Temos muitos materiais sobre o tema desde a aprovação da reforma. Para empresários de todos os setores, o ideal é procurar um contador especializado para debater o assunto”, explicou.

Um dos pontos abordados por Fábio foi a simplificação de impostos. Segundo o economista, a reforma trouxe avanços nesse sentido, mas é necessário atenção à forma como cada empresa realiza atualmente o pagamento de tributos, para evitar cobranças duplicadas ou distorções no momento da adaptação.

“O IVA será implantado, mas, por exemplo, o setor de turismo tem isenção, enquanto o setor de serviços não. Por isso, empresários de cada segmento precisam buscar informação para entender como a reforma os afetará”, afirmou.

Também em entrevista ao portal, o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Gonçalves Fernandes, ressaltou que a informação é fundamental neste momento de transição.

“Estamos reunindo especialistas em reforma tributária em um evento que pode trazer mais clareza para o setor na Bahia e no Brasil. O momento exige atenção. É importante que os empresários participem desses encontros, conversem com especialistas e se preparem para o novo cenário tributário”, disse.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Cury, classificou a reforma como um ponto importante para o país.

“Desde a aprovação do projeto, estamos preparando conteúdos para orientar os empresários sobre o novo cenário tributário, que começa em 2026 e segue até 2033. Esse período será de aprendizado e gestão. O Sebrae nacional e na Bahia está debatendo o tema de forma clara e convidando o empresariado a participar ativamente para evitar prejuízos durante essa fase de transição”, afirmou.

Foto: João Paulo Almeida

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.