

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) está com inscrições abertas para a 3ª edição do Selo Lilás até o dia 20 de fevereiro próximo. A certificação reconhece empresas públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte, além de entidades com ou sem fins lucrativos, e organizações que desenvolvem ações de valorização das mulheres e enfrentamento à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que o Selo Lilás enaltece o protagonismo feminino no mundo do trabalho. “O Selo Lilás é uma política pública que demonstra o compromisso do Governo do Estado com a equidade de gênero e a valorização das mulheres do mundo do trabalho. É também uma iniciativa que reconhece o esforço das empresas, entidades e organizações que promovem ambientes mais igualitários”, afirmou.
Pesquisas indicam que 80% das mulheres conhecem ou presenciaram situações de assédio no trabalho; que as mulheres recebem 19,4% a menos que homens e 25,2% se estiverem em cargos de liderança; e que apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres.
Entre os critérios para a certificação do Selo Lilás, as empresas devem comprovar ações efetivas de valorização das mulheres, como políticas antidiscriminatórias, promoção da igualdade salarial, incentivo à liderança feminina, criação de canais de denúncia contra assédio e adoção de medidas de apoio à maternidade e à parentalidade. As organizações também precisam ter pelo menos 30% de mulheres em seu quadro funcional, distribuídas em diferentes áreas, ou apresentar programas que ampliem essa participação.
Instituído pela Lei Estadual nº 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023, o Selo Lilás tem como objetivo incentivar e reconhecer boas práticas de promoção da igualdade de gênero no mundo do trabalho, fortalecendo o compromisso social das organizações com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Crescimento e impacto – Com as certificações realizadas em 2024 e 2025, o Selo Lilás já reconheceu 199 organizações distribuídas em 21 Territórios de Identidade da Bahia, consolidando-se como uma política pública permanente e transformadora.
As inscrições, que foram prorrogadas, são realizadas exclusivamente pela internet, no site www.selolilas.spm.ba.gov.br.